Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

22 de novembro de 2012

4 Dicas para administrar sua reputação online



Minha mãe sempre me avisou para ter cuidado com o que eu dissesse e fizesse em público, porque eu nunca sabia quem estava me vendo. Ela estava certa.

Eu tenho que admitir que mais de uma vez eu parei na entrada, com meu pai me perguntando
sobre o quão rápido eu estava dirigindo a caminho de casa. Apesar de eu não viver em uma cidade pequena, era pequena o suficiente para os amigos de meus pais reconhecerem meu carro e os avisar que eu estava dirigindo um pouco rápido demais.

Embora a cidade em que vivo agora é muito maior do que era antes, a Internet e as mídias sociais a tornaram um lugar muito menor.

Por exemplo, alguns colegas e eu estávamos conversando ontem quando um deles mencionou uma amiga que havia dirigido até Las Vegas para encontrar um homem com quem ela estava flertando on-line e por telefone por várias semanas. Aparentemente, após o encontro pessoalmente, o homem disse que precisava pegar sua carteira e voltaria, porém ele nunca mais voltou.

Não é uma história tão incomum, sem dar desculpas ao comportamento, obviamente, rude. Eu tenho certeza que às vezes acontece de pessoas se encontrare e, por qualquer motivo, não haver química. O que torna esta situação diferente é a reação da mulher e seus amigos, um deles escreveu em seu blog sobre o senhor nada cavalheiresco, de forma muito hostil, chamando-o pelo nome.

Alguns anos atrás um colega me disse que estava feliz que não existiam mídias sociais na época em que estava na faculdade, ou ele teria tido muito o que explicar em entrevistas de emprego. Foi o resultado de um de seus amigos mais jovens, reclamando de ter perdido um emprego potencial, porque publicaram fotos dele, no Facebook, com amigos embriagados em uma festa .

Infelizmente para o Sr. Errado descrito acima, o seu comportamento passará a fazer parte do registro público, pesquisável por potenciais empregadores ou um futuro cônjuge, que definitivamente questionará sua integridade.

Deixe-me sugerir quatro dicas que irão ajudá-lo a gerir eficazmente a sua reputação online:

 - Sua marca está em todos os lugares: Não acho que você há como manter-se privado, portanto, não me importo de partilhar os meus interesses pessoais com os meus amigos, mas tenho cuidado com qualquer coisa que promovo, para não refletir negativamente na minha imagem profissional. Preciso admitir que tenho amigos que se comprometem ao postar fotos de si mesmos na festa da convenção que participaram. Sua imagem pessoal está totalmente atrelada a sua imagem profissional.

 - Se você argumentar online, você perde: Discutir on-line é como gritar. Todo mundo pode ouvir e você parece arrogante. Se você estiver on-line, e se a sua empresa possui presença na rede social, você poderá ocasionalmente ter de se apresentar em uma reclamação (ninguém é perfeito, né?). Felizmente, porque reclamação é público, você pode lidar com isso publicamente. Um restaurante local argumentou com um cliente insatisfeito no Facebook, causando uma reação negativa em seus gráficos. Seu desejo de colocar um cliente irracional em seu lugar foi um grande exemplo de gritar na internet. Eles teriam se saído bem melhor se tivessem pedido desculpas publicamente para o cliente que estava chateado, sendo reconhecida como uma empresa que realmente se preocupa com seu público. E isso vale mais que muita publicidade.

 - Seja educado e lembre-se da regra de ouro: Independentemente do tema da conversa, se você está online deve ser consistentemente educado e atencioso, senão você não irá muito longe. Ser breve e conciso muitas vezes pode parecer rude, pois não há como identificar o tom da pessoa com quem se interage, dando margem para diferentes interpretações.

 - Lembre-se de que o que acontece online permanece on-line: Isto não tem o mesmo sentido sobre o que dizem sobre Vegas. De vez em quando me espanto com interações em artigos ou comentários que fiz anos atrás. Alguns que eu gostaria que não viessem a tona novamente. No entanto, ao contrário de sua esposa ou de seu melhor amigo, a Internet nunca esquece. Cada comentário, atualização de status ou resposta é capturado e armazenado em um servidor em algum lugar que o Google pode achar.

 Vale lembrar que, como qualquer tipo de interação com o público, uma presença efetiva nas mídias, exige uma abordagem cuidadosa e estratégica para que funcione para você e sua organização. Antes de saltar com os dois pés, você deve dar um tempo para olhar estrategicamente no que você está fazendo e por quê.


Fonte: Forbes / Traduzido e adaptado por Amanda Lisboa, Automatizando.


Veja também:

10 leis do marketing nas mídias sociais